02.10.2020

53

0

Loading...

Da cardiologia à astronomia: a importância do teste ergoespirométrico

Em uma de suas mais recentes viagens ao espaço, o astronauta alemão Alexander Gerst utilizou um aparelho móvel de ergoespirometria para avaliar o impacto da viagem espacial sobre o organismo humano.

O Metamax 3B — o aparelho em questão — é o mais leve e resistente dispositivo de ergoespirometria do mercado. Este equipamento conta com sistema breath-by-breath, suporta temperaturas extremas (frio ou calor) e é perfeitamente utilizável em elevadas altitudes.

Foi a primeira vez que um dispositivo móvel para ergoespirometria foi lançado ao espaço. O caso de Alexander Gerst exemplifica a importância do teste ergoespirométrico para avaliação da capacidade física e funcional de um indivíduo.

Neste artigo, abordaremos as aplicações do teste cardiopulmonar — como também é chamado —, suas principais indicações e como é realizado. Confira:

Teste ergoespirométrico (ou cardiopulmonar): principais indicações

O teste ergoespirométrico é fundamental a diversos profissionais da saúde. Para cardiologistas e pneumologistas, por exemplo, auxilia no diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares e problemas respiratórios.

Na medicina do esporte, por sua vez, é essencial à avaliação do condicionamento físico de atletas amadores e profissionais. Além disso, o exame orienta a prescrição de exercícios para treinamento e avalia o risco de doenças que possam comprometer o desempenho do atleta.

Médicos do trabalho também recorrem ao teste cardiopulmonar para testar os limites de alguns profissionais, como soldados, policiais e bombeiros, em situações extremas às quais frequentemente são submetidos no exercício de sua profissão.

Como é feito

O teste ergoespirométrico é a união entre o teste ergométrico convencional e a análise de parâmetros respiratórios. Além da atividade do coração mediante esforço físico, avalia-se também o consumo de oxigênio, a produção de gás carbônico, a frequência respiratória e a ventilação pulmonar.

Na prática, utiliza-se uma esteira ergométrica ou bicicleta estacionária, como já é feito durante o teste ergométrico, e uma máscara acoplada a uma turbina validada internacionalmente. Tal maquinário possibilita a correta medição de todas as variáveis.

Atualmente, os equipamentos produzidos pela Cortex são a melhor opção para análise e diagnóstico cardiopulmonar de alta performance. Além do Metamax 3B, o catálogo da fabricante inclui também o Metalyzer 3B. Este equipamento quase não demanda manutenção e conta com bateria interna que permite seu funcionamento sob ausência de eletricidade.

Fiel ao compromisso de trazer inovação e tecnologia de ponta, a Micromed é a única empresa atuante no Brasil a disponibilizar o Metalyzer e o Metamax. Ambos os produtos possuem Marcação CE e atendem aos padrões europeus de segurança e qualidade.

por Agência Flatbox