01.10.2021

585

6

Loading...

OMRON Healthcare anuncia investimento de capital estrangeiro na Micromed e adquire 30% de participação, estabelecendo uma aliança entre as empresas para inovar e expandir os serviços de telemedicina no Brasil

Kyoto (Japão), de outubro, 2021 A OMRON Healthcare Co., Ltd. anunciou hoje seu investimento de capital estrangeiro na Micromed, líder em tecnologia em eletrocardiografia e telemedicina no Brasil. As empresas irão acelerar o desenvolvimento de soluções para o gerenciamento de doenças cardiovasculares e monitoramento remoto de pacientes utilizando a tecnologia de ECG.

A aliança entre os parceiros com os mesmos ideais é estabelecida em busca da visão da OMRON Healthcare para reduzir a zero o número de ataques cardíacos e derrames. A posição bem estabelecida da Micromed no mercado brasileiro, com uma sólida rede de líderes de opinião entre médicos e a tecnologia pioneira de ECG serão complementadas pela experiência da OMRON em monitoramento de pressão arterial, aprimorando o portfólio de tecnologia atual e fornecendo aos pacientes hipertensos e profissionais de saúde dados que podem salvar vidas.

No Brasil, as doenças cardiovasculares representam as principais causas de morte. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas por ano sofrem de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), com 30% desses casos levando ao óbito. O número de óbitos é o 8º maior do mundo, e a relação entre despesas médicas e PIB gira em torno de 10%. Além disso, 25% da população total do Brasil (cerca de 55 milhões de pessoas) têm hipertensão e apenas 20% recebem tratamento. A hipertensão costuma ser complicada por AFib – Fibrilação Atrial, e um estudo relata que 50-60% desses pacientes também têm pressão alta e 10-20% dos pacientes hipertensos têm AFib. * 1 AFib também aumenta o risco de acidente vascular cerebral e o dispositivo de ECG é muito importante para detectá-lo precocemente.

AFib é geralmente negligenciada porque os sintomas são frequentemente imperceptíveis e param logo após sua ocorrência. Para a detecção precoce da AFib, o monitoramento doméstico de ECG e o acesso remoto a dados precisos para análise por médicos são essenciais para o gerenciamento de condições de saúde cardiovascular.

De acordo com Isao Ogino, presidente e CEO da OMRON Healthcare. “Desde 2015, estabelecemos a visão de reduzir a zero os eventos cardíacos para o nosso negócio de saúde cardíaca, com o objetivo de atingir zero eventos cérebro-cardiovasculares. Para concretizar essa visão globalmente, desenvolvemos dispositivos de saúde e plataformas de serviços de monitoramento remoto de pacientes para detectar e intervir no processo de tratamento da hipertensão e a AFib em um estágio inicial, visto que são as principais causas de doenças cardiovasculares graves. A Micromed, com sua expertise nos negócios de saúde cardíaca no Brasil, possui uma ampla rede de contatos com hospitais, clínicas e formadores de opinião na área cardiovascular, e desenvolveu as plataformas de análise eletrocardiográfica para uso profissional. Estamos assinando a parceria com a Micromed para configurar o serviço de monitoramento remoto de pacientes usando dados de ECG domésticos para apoiar os médicos em suas práticas. Acredito que esse é um importante passo na grande jornada para cumprir nossa visão de reduzir os eventos cardíacos a zero no Brasil”.

A operação foi administrada pela OMRON Healthcare a partir de sua sede no Japão. A preparação para a aliança e o processo de compra de participação acionária da empresa japonesa teve início em 2019. A transação foi estruturada e concluída em agosto de 2021.

“A Micromed continuará a servir a comunidade médica, hospitais e instituições de saúde, expandindo sua oferta de portfólio de produtos. Nossa parceria com a Omron permitirá a prestação de serviços exclusivos de monitoramento de pacientes para o mercado de saúde brasileiro. Também fortalecerá as práticas de governança corporativa e aumentará nosso potencial de crescimento. Todos esses esforços visando oferecer a melhor tecnologia em saúde com foco no diagnóstico não invasivo na área de cardiologia”, afirma Odelio Arouca, CEO da Micromed.

“Com o investimento na Micromed, estamos possibilitando ajudar ainda mais os brasileiros a cuidar da própria saúde. A OMRON Healthcare tem o know-how para estabelecer serviços usando dispositivos domésticos de medição de pressão arterial e, juntos, alavancaremos o relacionamento duradouro da Micromed com uma ampla rede de hospitais e clínicas que desempenham um papel central no negócio de ECG. Ambas as empresas irão aprofundar sua colaboração para fornecer o melhor serviço para profissionais da classe médica, pacientes e consumidores”, disse Wanderley Cunha, CEO e presidente da Omron Healthcare Brasil.

O Dr. Marco Mota, um dos principais formadores de opinião para hipertensão no Brasil, também está satisfeito com esta nova parceria: “Desde sua chegada ao Brasil, a OMRON sempre buscou uma parceria com a classe médica no Brasil para oferecer produtos clinicamente testados e seguros para pacientes. Como cardiologista, estou muito otimista com o compromisso da Omron e da Micromed em atingir a meta de redução de eventos cardiovasculares no Brasil”, disse Mota.

* 1Y. Yotov, Journal of Hypertension Vol 34, setembro de 2016, e204.

Sobre OMRON Healthcare

Comprometida em ajudar as pessoas a terem vidas mais ativas e gratificantes, a OMRON Healthcare é líder global no campo de equipamentos médicos inovadores e clinicamente comprovados para monitoramento e terapia de saúde. Ao longo de sua história, a OMRON Healthcare tem se esforçado para melhorar vidas e contribuir para uma sociedade melhor, desenvolvendo inovações que ajudam as pessoas a prevenir, tratar e gerenciar suas condições médicas, tanto em casa quanto na prática clínica em mais de 110 países.

A OMRON fornece os monitores de pressão arterial No.1 do mundo (Global Home Appliance Market Comprehensive Survey 2021 da Fuji Keizai Co., Ltd. (2020)) e as categorias principais de produtos da empresa são cuidados respiratórios, dispositivos de gerenciamento de dor e produtos de bem-estar. A empresa também desenvolve e ativa o serviço de monitoramento remoto de pacientes na área de gerenciamento de doenças cardiovasculares. OMRON Healthcare Group está sediada em Kyoto, Japão.

Sobre a Micromed

O pioneirismo tecnológico sempre foi a marca registrada da Micromed, desde 1992, quando desenvolveu o teste de esforço com três derivações. Também foi a primeira empresa a implementar um filtro digital de 60 Hz, aperfeiçoando a qualidade do exame de teste de esforço. Em 1996, lançou o Ergo PC 13, o teste de esforço com 13 derivações. Em 1999, criou o Ergo PC Elite e foi responsável por possibilitar o acesso de médicos a analisadores de gases portáteis. Até então, equipamentos maiores e de alto custo para teste de esforço cardiopulmonar ficavam restritos às universidades e centros de pesquisa. Depois disso, lançou diversos outros equipamentos e softwares para diagnóstico não invasivo em cardiologia, incluindo soluções de ponta como o Primeiro ECG Digital em Windows que se tornou líder de mercado, e uma plataforma de telemedicina adotada pelas maiores instituições de saúde do país. Disponibiliza, ainda, equipamentos da linha Air, que funcionam com tecnologia Bluetooth e esteira ergométrica feita especialmente de acordo com as necessidades dos brasileiros.

Imprensa:

ATREVIA BRASIL

Rosângela Manchon – rmanchon@atrevia.com

Viviane Ponte – vponte@atrevia.com

por Agência Flatbox