01.10.2021

4

0

Loading...

Outubro Rosa: autocuidado na prevenção ao câncer de mama

Criado para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa se tornou um símbolo da luta contra a doença. O mês já é sinônimo de autocuidado e prevenção para as mulheres. Porém, em um cenário de pandemia onde muitas pessoas deixaram de visitar seu médico regularmente, o alerta em 2021 é ainda mais importante.

Isso porque as chances do tratamento ter sucesso diminuem bastante quando o câncer não é detectado precocemente. Só para se ter uma ideia, segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença tem até 95% de chances de cura se for descoberta ainda no início. A realização de exames periódicos, portanto, aumenta a probabilidade de identificar qualquer alteração nas mamas antes mesmo do câncer afetar outras partes do corpo.

A pandemia e o câncer de mama

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), os exames de mamografia tiveram queda de até 75% durante a pandemia de Covid-19, em 2020. Um dado alarmante, por se tratar de um procedimento fundamental para a detecção precoce do câncer de mama. No Brasil, estima-se que mais de 66 mil mulheres desenvolvam a doença até o fim de 2021.

E você, já marcou seus exames de rotina? O autoexame também é seu aliado e deve ser feito com frequência, mas o diagnóstico final só seu médico pode realizar. Portanto, marque sua consulta o mais breve possível, principalmente se você possui fatores de risco que aumentam a possibilidade de ter a doença. Obesidade, consumo elevado de bebida alcoólica, falta de atividade física ou histórico de câncer na família estão nessa lista.

O alerta do Outubro Rosa

Saúde no peito e prevenção na cabeça! A Micromed acredita que é possível prevenir e reduzir os casos de complicações por causa do câncer de mama, com autocuidado e visitas periódicas ao seu médico. Então se você é mulher, faça o autoexame e procure sua clínica de preferência para exames adicionais. Se não é, apoie, divulgue e compartilhe este texto com quem é importante para você.

Vamos seguir juntos por mais conscientização e atenção à saúde da mulher.

#juntosdecoração

Leia também:

por Agência Flatbox